Blog

iCAD

23/05/2011 14:16

Desde outubro de 2010 está disponível o AutoCAD WS, um AutoCAD que roda em iPad, iPhone e iPod Touch. Além das ferramentas já conhecidas, o programa permitirá ao usuário editar e compartilhar arquivos em tempo real com outras pessoas da sua equipe de trabalho. Uma novidade revolucionária no mundo da arquitetura, pois permite que, enquanto o arquiteto está na obra e verifica uma falha no projeto, já faça as alterações ali mesmo, enquanto o pessoal do escritório acompanha tudo na tela do computador.

Permitirá ainda a compatibilização entre os projetos arquitetônico, estrutural, hidráulico e elétrico, de uma maneira muito mais rápida e eficiente.

 

 

Sem falar que você não precisará mais levar todas aquelas pranchas sempre que quiser mostrar o projeto ao cliente, tendo que imprimir novamente a cada modificação feita. É só levar o iPad e pronto, tudo resolvido! Plantas, cortes, fachadas, croquis, paisagismo e interiores no mesmo lugar e disponíveis em um toque!

Antes mesmo do AutoCAD ser lançado, já existia o SketchBook Pro, um programa que permite fazer desenhos com a mão, diretamente na tela do iPad ou iPhone. É como se fosse um Paint mais elaborado. Ótimo para fazer croquis e perspectivas rápidas para apresentar ao cliente.

 

O AutoCAD WS é gratuito e pode ser baixado na Apple Store. Para quem ainda não tem um iPad mas tem um Mac, já existe o AutoCAD 2011 for Mac.

Google Art Project

17/03/2011 12:01

 Para quem curte arte, ou é curioso o Google tem uma ferramenta genial  que vale a pena ser visitada:

Google Art Project (ainda sem versão em português) é bem fácil de usar. Logo na homepage tem o menu onde você pode escolher um museu e fazer uma visita virtual.

Segue abaixo part do post com comentário da blogueira Julia Bueno.

"...Um trunfo do projeto, além do acesso a lugares onde você [aposentado e pensionista do INSS] não pode ir, é o visualizador de obras de arte. Você escolhe a obra que quer ver e além de curtir a “big Picture” pode dar aquele like nas pinceladas. Oi? Isso mesmo, o sistema de zoom do site permite que você vá fundo [ui] em cada obra. Vem que é sucesso."

 

Eu concordo.

Torre de TV em Tóquio alcança 601 m de altura e se torna a maior do mundo

15/03/2011 10:59

 A Tokyo Sky Tree alcançou, ontem, 601 m de altura, tornando-se a maior torre de transmissão de TV do mundo. A torre deverá ter 634 m de altura ao final de sua construção, previsto para dezembro deste ano. Com 600 m de altura, a Canton Tower, em Guangzhou, foi ultrapassada.

 

Divulgação: Tobu Tower Sky Tree Co.
Torre deverá se transformar em ponto turístico de Tóquio

 

Com projeto do arquiteto Tadao Ando, a torre será construída com uma estrutura central de concreto armado baseada na arquitetura japonesa de edifícios como o Taipei 101, que conta com um pilar central e pisos independentes, que ajudam na minimização dos impactos dos terremotos. As fachadas são feitas de molduras de aço conectadas ao "esqueleto" central.

Para a construção do pilar central, a Obayashi Corporation, empresa responsável pela construção, utilizou um sistema de formas trepantes, para agilizar o processo. Já nas fundações, a empresa utilizou um sistema de estacas escavadas, que contam com estrias, funcionando como cravos para ajudar na sustentação da torre.

A base do edifício tem uma forma triangular que vai se tornando circular de acordo com a sua altura. Na altura de 350 m, há o primeiro observatório, com três pavimentos. Depois, 100 m acima, há um observatório de dois pavimentos com um corredor circular. Segundo a Tobu Tower Sky Tree Co., empresa responsável pela administração da torre, o segundo observatório é o mais alto do mundo.

Segundo Hirotake Takanashi, porta-voz da empresa, a construção dos 30 m restantes é uma fase crítica que envolve a instalação de uma antena digital. Além da torre, haverá, no mesmo terreno, edifícios comerciais, uma praça e duas estações de trem.

O projeto de iluminação utiliza conceitos da cultura japonesa em sua composição. Com projeto de Hirohito Totsune, um lado é iluminado com apenas uma cor; no outro, a torre foi dividida em segmentos, cada um com uma cor.

As obras foram iniciadas em julho de 2008, com investimento de 60 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 734 milhões. A abertura de todo o complexo está prevista para o primeiro quarto de 2012.

 

Divulgação: Tobu Tower Sky Tree Co.
Torre começa com uma forma triangular e vai se tornando circular conforme a elevação

 

 

Divulgação: Tobu Tower Sky Tree Co.
Torre conta com dois projetos de iluminação diferentes

Palavras-chave