APAE ganha projeto de acessibilidade universal

23/05/2011 13:59
 

APAE PAsso Fundo

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), desenvolveu um projeto de reforma para adequação de sanitários da APAE de Passo Fundo às normas de acessibilidade universal.

 

A diretora da APAE, Silva Portillo, procurou na UPF o suporte técnico para desenvolver o projeto, que recebeu verbas do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para a execução.

 

A professora Ana Paula Wickert, coordenadora do Naduc, destaca a importância das parcerias entre a universidade e a comunidade, o que permite um contato mais direto dos alunos com a realidade social e profissional.

 

- O fomento à pesquisa e extensão são pontos fortes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF, o que qualifica o ensino e aproxima a Universidade da sociedade – ressalta.

 

Projeto

 

APAE Sanitário Acessível

 

Além das questões de acessibilidade, o projeto contemplou a readequação dos ambientes dos sanitários, a criação de mobiliário sob medida, aplicação de piso antiderrapante, barras de segurança e aspectos de humanização através de cores e materiais.

 

A reforma dos banheiros é apenas uma parte das ações que o Naduc irá desenvolver buscando a qualificação dos espaços da APAE, melhorando a qualidade de vida dos usuários do centro que atende hoje em média 300 crianças.